Consulta Renavam MG

O Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran MG) oferece diversos serviços para os condutores de veículos da sua região de atendimento.

Entre eles podemos encontrar opções totalmente online que facilitam a vida do cidadão na hora de resolver suas pendências com o órgão. Uma delas é a consulta do Renavam MG.

Logo, se você precisa conferir a situação do seu veículo, assim como emitir a guia de pagamento para quitar suas dívidas ativas, continue lendo este artigo, pois iremos te ajudar a solucionar esses problemas. Boa leitura!

Consulta Renavam MG


Consulta Renavam MG pelo nome

Primeiramente, é necessário saber algumas informações sobre o que é o Renavam. Nesse sentido, pode-se dizer que ele basicamente funciona como um registro que identifica o seu veículo – da mesma forma como um RG ou CPF identifica quem você é.

Esse processo de registro é efetuado pelas unidades dos departamentos de trânsito de cada estado e centralizados no órgão principal, conhecido como Denatran.

Logo, você, morador do estado de Minas Gerais, que deseja realizar uma consulta do Renavam MG basta passar por alguns passos simples.

Para começar, acesse o portal do Detran MG através do link e em seguida realize a pesquisa por meio da placa e do Chassi do veículo.

Por fim, serão dispostas em tela as informações referentes à situação do seu automóvel.

Lembrando que a pesquisa não pode ser feita pelo nome do proprietário do automóvel, ela só acontece através dos números da placa do veículo e do Chassi.

Levando isso em consideração, não se esqueça de ter os documentos em mãos.


Consulta Renavam MG pela placa

Como mencionado antes, para realizar a consulta do Renavam MG pela placa do veículo é necessário acessar o portal do Detran MG.

Feito isso, você deve inserir as informações solicitadas para consulta, que nesse caso são a placa do veículo e o número do Chassi dele.

Ambos podem ser encontrados no documento de porte obrigatório que inclui todas as informações referentes ao seu veículo.


Consulta Renavam MG pelo CPF

Infelizmente, não é possível realizar a consulta do Renavam MG através do CPF. Para isso, você deve ter em mãos a placa do veículo e o número do Chassi dele.

Caso prefira realizar esse serviço de consulta pessoalmente na unidade sede do Detran MG em Belo Horizonte, realize um agendamento através do link e tenha com você o documento do seu veículo e também a sua carteira de identidade.


Consulta Renavam MG pelo Chassi

Assim como dito anteriormente, para realizar a consulta do Renavam MG no sistema do departamento do estado é só acessar o portal e informar o número da placa do veículo, assim como o Chassi.

Lembre-se de assinar o captcha de confirmação de usuário e clique em pesquisar. Por fim, você terá em tela todas as informações referentes ao seu veículo.


Consulta Renavam MG pelo Denatran

Para realizar a consulta do Renavam MG através do site do Denatran, basta acessar o portal. Ao acessar, clique na opção “Meus veículos” e faça o login na conta de acesso único do Gov.br

Dessa forma, você deve inserir seu CPF e senha cadastrada previamente para ter em tela as informações referentes à situação do seu veículo.

Caso ainda não possua uma conta, clique na opção “Crie sua conta” e preencha os formulários eletrônicos com as informações pedidas.

Logo, crie sua senha e assim você já poderá acessar o sistema do Gov.br para fazer a consulta do Renavam MG.


Consulta Renavam MG busca e apreensão

Para realizar esse tipo de serviço, será preciso acessar o sistema central do Denatran. Feito isso, é só entrar com sua senha de acesso único do gov.br e procurar a opção “busca e apreensão”.

Assim você pode ter certeza se há ou não algum tipo de informação referente à busca e apreensão do seu automóvel.

Você pode ainda conferir outras informações relevantes sobre seu veículo como, por exemplo, se há algum valor de dívida ativa em nome do seu carro.


Consulta Renavam dívida ativa

Consulta Renavam dívida ativa

Como dito anteriormente, se você visualizar alguma dívida ativa do seu Renavam, será necessário emitir um documento para fazer o pagamento dela. Para isso, acesse o portal da Procuradoria Geral do Estado através do link.

Feito isso, em seguida selecione a opção referente à emissão do GARE – Guias de Recolhimento do Estado, insira as informações solicitadas, que nesse caso é apenas o número do Renavam, e clique em “pesquisar”.

Assim, você poderá emitir sua guia de pagamento, bem como visualizar o valor dela as e opções de parcelamento, se houver.

Por fim, ficou mais fácil entender como funciona a consulta do Renavam MG, não é mesmo? Tudo é muito prático e rápido, não precisa se preocupar. Em caso de dúvida deixe um comentário abaixo, para que possamos te ajudar assim que possível.

DetranMinasGerais

O DetranMinasGerais é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.