CNH Digital MG

A CNH Digital MG é um projeto dos governos estaduais que busca atrelar a tecnologia com serviços simplificados, a fim de facilitar a vida do cidadão.

Dessa forma, o novo modelo da carteira de habilitação vem como uma ferramenta para substituir os documentos tradicionais, garantindo todas as informações que o condutor precisa direto na tela do celular.

Uma releitura da clássica carteira de habilitação, a CNH Digital MG é um documento completamente digital, que pode ser acessado a qualquer momento direto dos smartphones.

CNH Digital MG


Detran CNH Digital MG

Essa nova versão da CNH Digital MG permite que, através do aplicativo, o usuário consiga realizar serviços e utilizar a habilitação sem precisar carregar sua versão física, promovendo a praticidade de ter a qualquer momento o documento que precisa.

A novidade faz parte do plano de melhorias ligadas a tecnologias dos estados brasileiros e tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão, oferecendo soluções práticas para o dia-a-dia de cada um.

Com isso, a implementação da CNH Digital vem crescendo no Brasil. No entanto, por ser um projeto do Detran – órgão Estadual – o documento ainda não está presente em todas as regiões do país, pois depende da aprovação e realização do projeto em cada jurisdição.

Em Minas Gerais, por exemplo, o documento já está disponível e pode ser emitido pela internet ou nos postos de atendimento do Detran.

Quer saber como isso funciona? Então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo sobre a CNH Digital MG.


CNH Digital MG como funciona

A tecnologia é uma verdadeira aliada da praticidade e, agora, com a CNH Digital MG isso não é diferente. Também chamada de CNH-e, a nova versão da carteira de habilitação é uma forma de armazenar online todas as informações do documento impresso.

A CNH Digital MG é um documento eletrônico que pode ser acessado através do aplicativo do Detran, onde o usuário consegue acessar todas as informações necessárias para apresentar a sua habilitação aos órgãos responsáveis.

Dessa forma, o condutor que possuir a CNH atualizada – documentos emitidos a partir de maio de 2017 – podem recorrer ao site do Detran ou às agências físicas para solicitar a emissão do documento digital.

Assim, basta possuir a CNH atualizada com o QR code no verso para acessar a sua CNH Digital MG.


CNH Digital MG como fazer

A CNH Digital MG é gratuita e opcional. O novo modelo está disponível para todos os condutores do Estado que desejam a praticidade de ter direto na tela do celular o seu documento de habilitação.

Sendo assim, se você quiser realizar o cadastro da sua habilitação na CNH Digital MG, basta seguir o passo a passo:

  1. Cadastre-se no site do Denatran;
  2. Instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  3. No app, preencha o seu CPF e senha – criada no site do Denatran;
  4. Valide seus dados através do aplicativo, site do Departamento de Trânsito ou em um dos postos de atendimento da sua cidade.
  5. Pronto! A CNH Digital MG estará disponível no seu celular.

CNH Digital MG Denatran

Como você pôde ver acima, o Denatran é o órgão responsável pelo cadastramento dos condutores a CNH Digital MG.

Dessa forma, através da sua plataforma é possível acessar os dados e informações necessárias para fazer parte desse processo.

O Denatran é quem oferece suporte e registra os dados dos usuários que desejam obter a CNH Digital MG. Sendo assim, é por meio dele que o processo de emissão do novo documento é feito.

Seus serviços estão disponíveis tanto nas plataformas digitais quanto nos postos de atendimento, permitindo que o usuário escolha qual o melhor tipo de serviço para o seu problema.


CNH Digital MG cadastro

No passo a passo mostrado acima, é possível aprender como o cadastro da CNH Digital MG é feito. Dessa forma, o usuário pode escolher qual a melhor opção para adquirir o seu documento digital.

Nos postos de atendimento também é possível solicitar a CNH Digital MG, de forma que a validação dos dados e o cadastramento na plataforma são feitos na hora e o condutor já sai com o documento digital em mãos.


CNH Digital MG app

Através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o usuário tem acesso às suas informações e dados, podendo utilizar a CNH Digital MG da forma que quiser, diretamente da tela do celular.

Assim, para começar a aproveitar essa ferramenta basta baixar o aplicativo que está disponível em todas as lojas oficias de apps.

CNH Digital MG app


Ativar CNH Digital MG

A ativação da CNH Digital MG, como mostrado no passo a passo anterior, pode ser feita através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou nas agências de atendimento do Detran.

O único requisito para a emissão do documento é que o usuário possua a CNH atualizada, com o QR code no verso.

Viu como pode ser interessante ter a CNH Digital MG? Faça você também!

DetranMinasGerais

O DetranMinasGerais é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.